Seguidores

Quem sou?

Aqui neste mundo virtual

Eu não estou preocupada com quem sou

Porque aqui eu sou o que escrevo

Aqui eu sou o que penso

Aqui eu sou o que sou

Eu sou somente um sentimento

Enide

16 de fev. de 2015

SAMIAÇÃO

487625_150086385153385_383590506_n

SAMIAÇÃO, uma palavra que não encontrei no dicionário, e isso me deixou um tanto decepcionada, com o dicionário é claro.

Eu ouvi tantas vezes meu pai pronunciar esta palavra, sei que papai não tinha estudos que tudo que aprendeu, aprendeu sozinho lendo tudo que podia ler, ele tinha inúmeros livros empilhados em uma tenta onde ele guardava todas suas coisa, lá havia grandes e antigos baús, antigos mesmo talhados em madeira de cedro (Cedro, outra palavra que ele falava sempre).

Era livros com escritos que para mim eram diferentes de tudo o que estava aprendendo, pois nesta época eu tinha por volta de uns oito a dez anos, não entendia o que era Latim ou Francês. Hoje eu sei que se tratava de livros de línguas diferentes, lembro-me de folhea-los buscando encontra alguma conexão entre o que eu via e o que eu sabia.

Por saber que papai lia muito e sempre se mostrava muito inteligente eu jamais pensei que em algum momento ele pudesse dizer uma palavra que não fosse encontrada no dicionário.

SAMIAÇÃO esta palavra fez parte de minha infância, recordo-me que um dia estávamos jantando e um dos meus irmão que sempre comeu muito, não estava satisfeito com a comida que mamãe colocara no seu prato então ele colocou muita farinha, para que rendesse o seu feijão, então papai vendo aquilo disse para minha mãe:

Mulher ainda tem feijão na panela? Mamãe disse que sim.

Então peque tudo que tem ai e coloque no prato deste moleque SAMIADO.

E assim foi, meu pai pensando que iria dar um castigo para ele, estava enganado.

Comeu tudo que tinha no prato e disse que aquele fora o dia mais feliz de sua vida.

Também neste dia ele ganhou o apelido de SECUM, mas ai já é outra história.

Então cresci sabendo que SAMIAÇÃO é o mesmo que demasiadamente guloso.

Sei lá, só sei que estas lembranças, dicionário nem um poderão modificar.

Enide Santos 15/02/15